AS LIVES, A DIVULGAÇÃO E DEBATE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: NOVO OBJETO DE ESTUDO À VISTA

  • ALEXIA PÁDUA FRANCO

Resumo

Este trabalho ensaiará reflexões sobre o tema das "lives" que proliferaram nos tempos de COVID-19, as quais devem se tornar objeto de estudo de pesquisas na área de educação em diálogo com as áreas de comunicação e tecnologias. Para isso, será desenvolvido um estudo de caso, analisando uma experiência de palestra online, em um canal de formação de docentes de uma universidade federal.  Para realizar essas reflexões, inicialmente, serão discutidos os referenciais teórico-metodológicos que delinearam as análises. Em seguida, será apresentado o programa de formação em questão, o canal criado para formação online dos docentes enquanto as atividades presenciais estavam suspensas devido a pandemia, e as "lives" por ele promovidas.  De forma especial, será discutida a quarta "live" promovida pelo programa, no início de maio de 2020, por meio da síntese do que foi nela abordado, da análise das plataformas utilizadas, de sua audiência, das interações que aconteceram ao vivo durante a mesma, e dos possíveis impactos na formação e atuação docente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FRANCO, ALEXIA PÁDUA. AS LIVES, A DIVULGAÇÃO E DEBATE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: NOVO OBJETO DE ESTUDO À VISTA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1279>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC