DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E LÉXICO NA BNCC COM O USO DE GAMES

  • Geraldo Jose Rodrigues Liska

Resumo

Com a finalidade de nos aprofundar sobre o aprendizado do léxico em idade escolar e a utilização de jogos digitais como ferramentas de ensino, selecionamos alguns jogos gratuitos e expusemos seus aspectos técnicos e mecanismos, como layout, interatividade, diversão e jogabilidade, associando-os às habilidades que envolvem o estudo da palavra em todos os eixos da BNCC: Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta, Produção de Textos, pois poderemos encontrar habilidade em um eixo que não seja especificamente Leitura, mas que seja relevante para esse fim. Evidenciamos com nossas observações que, devido à tradição de os currículos e os materiais didáticos pouco abordarem especificamente (por meio de seções, por exemplo) palavras e sentidos, é provável que as orientações privilegiem a atenção à estrutura em detrimento ao sentido. Esperamos que este trabalho abra caminhos e proporcione pesquisas mais avançadas que reflitam sobre a importância do léxico para o aprendizado da língua (no nosso caso, tratamos da materna, mas pensamos também em outras modalidades) e que essa reflexão repercuta na produção de materiais e recursos didáticos, como a proposta de jogos que visem ao desenvolvimento da competência lexical. Palavras-chave: BNCC; Currículo, Jogos Digitais; Léxico; Ensino de Língua Materna.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LISKA, Geraldo Jose Rodrigues. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E LÉXICO NA BNCC COM O USO DE GAMES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1281>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC