DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E LÉXICO NA BNCC COM O USO DE GAMES
Resumo
Com a finalidade de nos aprofundar sobre o aprendizado do léxico em idade escolar e a utilização de jogos digitais como ferramentas de ensino, selecionamos alguns jogos gratuitos e expusemos seus aspectos técnicos e mecanismos, como layout, interatividade, diversão e jogabilidade, associando-os às habilidades que envolvem o estudo da palavra em todos os eixos da BNCC: Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta, Produção de Textos, pois poderemos encontrar habilidade em um eixo que não seja especificamente Leitura, mas que seja relevante para esse fim. Evidenciamos com nossas observações que, devido à tradição de os currículos e os materiais didáticos pouco abordarem especificamente (por meio de seções, por exemplo) palavras e sentidos, é provável que as orientações privilegiem a atenção à estrutura em detrimento ao sentido. Esperamos que este trabalho abra caminhos e proporcione pesquisas mais avançadas que reflitam sobre a importância do léxico para o aprendizado da língua (no nosso caso, tratamos da materna, mas pensamos também em outras modalidades) e que essa reflexão repercuta na produção de materiais e recursos didáticos, como a proposta de jogos que visem ao desenvolvimento da competência lexical. Palavras-chave: BNCC; Currículo, Jogos Digitais; Léxico; Ensino de Língua Materna.