APLICAÇÃO DO SOFTWARE FRACIONANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FRANCA/SP

  • ANTONIO CARLOS MARANGONI
  • Fábio R Silva
  • Taís A Corrêa
  • Rafael J Marangoni
  • Camila C Bomfim

Resumo

Disponibilizando uma análise de um software disponível no mercado. Foi aplicado o software Fracionando® no 6º. ano do ensino Fundamental II de uma escola pública de Franca-SP. Os alunos do período da manhã foram convidados para participar do projeto no período da tarde. Inicialmente foi aplicada uma avaliação diagnóstica para análise de conhecimentos, após ministrou-se aulas no computador onde foram explicados os comandos que seriam usados. Em cada aula, no decorrer do assunto abordado, foram demonstradas as ferramentas que o software possui como: animações, jogos e os sons, para que eles interagissem com o mesmo. Quando o aluno tinha dificuldade com as atividades, o professor instruía-o sobre o conceito e o orientava a usar o glossário do software. Após o término das atividades foram aplicadas duas avaliações, uma tradicional e outra com o auxílio do computador, sempre obedecendo a quantidade e conteúdo aplicados na sala de aula. Foi gratificante acompanhar o entusiasmo dos alunos e constatar que se utilizarmos aplicativos educacionais aliados as aulas, estaremos motivando os alunos para alcançar um futuro melhor, bem como concorrendo para que haja um salto qualitativo na metodologia de ensino de matemática.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARANGONI, ANTONIO CARLOS et al. APLICAÇÃO DO SOFTWARE FRACIONANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FRANCA/SP. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1282>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC