ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: O WEBSITE PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Vinício Luís PIEROZAN,
  • Vanessa MANFIO

Resumo

O objetivo deste trabalho é estimular o uso das novas tecnologias (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na construção do conhecimento geográfico por parte de docentes e discentes na disciplina de Geografia na educação básica por meio da utilização do software Pixton como recurso didático. O website escolhido para planejar a atividade pedagógica é de fácil manuseio e pode ser acessado por qualquer pessoa (aluno). Essa facilidade garante uma maior acessibilidade por parte dos estudantes e uma maior interação com a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram realizados a partir de revisão de literatura do tema proposto e de estudo aprofundado dos recursos disponibilizados pela ferramenta Pixton. A estratégia de ensino pode ser utilizada a partir de turmas do 6° ano do ensino fundamental, podendo ser inclusive aproveitada em todos os anos da educação básica (ensino fundamental e ensino médio). Nesse sentido, a maior contribuição deste estudo é aliar a tecnologia ao processo de ensinar e aprender a ciência geográfica presente nas diferentes situações do cotidiano.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PIEROZAN,, Vinício Luís; MANFIO, Vanessa. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: O WEBSITE PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1284>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC