DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA VIRTUAL SOBRE JUROS COMPOSTOS EM AMBIENTES COLABORATIVOS
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de um trabalho colaborativo desse autor e de dois professores de Matemática do ensino médio, no processo de planejamento e implementação de aulas sobre juros compostos, através das plataformas Documentos Google e Google Sala de Aula. Utilizamos como referencial teórico a Gênese Documental, na qual o desenvolvimento de um documento ocorre a partir de uma coletânea de recursos submetidos a esquemas de utilização pelo professor ou coletivo de professores. Assim, em um período de pandemia em que as atividades pedagógicas presenciais foram substituídas por atividades virtuais, ocorreu o trabalho colaborativo virtual de dois professores de um colégio estadual da Bahia. O estudo foi desenvolvido por meio da metodologia de investigação reflexiva, através da qual as reflexões do professor se direcionam para o seu próprio trabalho documental. O conceito de esquema foi essencial para essa análise, de maneira que pudemos enfatizar documentos individuais e coletivos construídos nesse trabalho. Palavras-chave: Trabalho colaborativo; Juros compostos; Gênese Documental.