DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA VIRTUAL SOBRE JUROS COMPOSTOS EM AMBIENTES COLABORATIVOS

  • Chrystian Bastos de Almeida
  • Celina Aparecida Almeida Pereira Abar

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de um trabalho colaborativo desse autor e de dois professores de Matemática do ensino médio, no processo de planejamento e implementação de aulas sobre juros compostos, através das plataformas Documentos Google e Google Sala de Aula. Utilizamos como referencial teórico a Gênese Documental, na qual o desenvolvimento de um documento ocorre a partir de uma coletânea de recursos submetidos a esquemas de utilização pelo professor ou coletivo de professores. Assim, em um período de pandemia em que as atividades pedagógicas presenciais foram substituídas por atividades virtuais, ocorreu o trabalho colaborativo virtual de dois professores de um colégio estadual da Bahia. O estudo foi desenvolvido por meio da metodologia de investigação reflexiva, através da qual as reflexões do professor se direcionam para o seu próprio trabalho documental. O conceito de esquema foi essencial para essa análise, de maneira que pudemos enfatizar documentos individuais e coletivos construídos nesse trabalho. Palavras-chave: Trabalho colaborativo; Juros compostos; Gênese Documental.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALMEIDA, Chrystian Bastos de; ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA VIRTUAL SOBRE JUROS COMPOSTOS EM AMBIENTES COLABORATIVOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1286>. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC