APLICATIVO PARA ESTUDO E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM ESCOLAS

  • Aline Couto da Costa

Resumo

Atualmente, a obrigatoriedade e a urgência em prover acessibilidade arquitetônica nas escolas têm demandado uma atenção maior ao tema, fazendo com que estudantes e profissionais da área tenham que obter conhecimento sobre o assunto e suas normas. O diagnóstico de acessibilidade nos edifícios escolares torna-se importante para a respectiva solução dos problemas. Esse tipo de levantamento pode ser auxiliado pela ferramenta do checklist disponível em um aplicativo, a fim de facilitar a realização da tarefa, o acesso à informação e à sistematização dos dados. Sendo assim, o objetivo geral do artigo consiste em apresentar o projeto de desenvolvimento de um aplicativo com checklist para estudo e diagnóstico da acessibilidade arquitetônica em edifícios escolares, de acordo com as leis e normas vigentes. Para isso, tem-se trabalhado as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e documental; sistematização das informações por assuntos e/ou partes que compõem uma arquitetura; produção de tabelas com perguntas que representem os dados a serem levantados de acordo com cada tema, caracterizando o checklist; desenvolvimento do aplicativo propriamente dito. Verifica-se que é possível o desenvolvimento da ferramenta para sua utilização por parte de docentes, discentes e profissionais em prol de uma arquitetura escolar plenamente acessível e inclusiva.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COUTO DA COSTA, Aline. APLICATIVO PARA ESTUDO E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM ESCOLAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1289>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição