ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM EAD

  • Libiane Cristine BARROSO

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar as estratégias utilizadas pelo tutor em EaD, principalmente nos seus aspectos de competências necessárias à sua atuação, discutindo-se o emprego da ferramenta fórum como estratégia de interação e comunicação da tutoria em EaD na perspectiva da aprendizagem colaborativa dos sujeitos. Assim, os pressupostos teóricos do trabalho foram desenvolvidos explorando-se as estratégias e espaços de atuação do tutor e a aprendizagem significativa, as competências profissionais do tutor para atuar na mediação, o uso do fórum de discussão como ferramenta na construção colaborativa de conhecimentos e estratégias motivacionais para participação dos alunos nos fóruns de discussão. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que como o tutor é o sujeito central e facilitador da interface entre professores conteudistas, aprendizes e conteúdos, é muito importante estudar o seu perfil profissional e as estratégias e “espaços” utilizados por ele para fomentar a aprendizagem e a construção de conhecimentos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O fórum de discussão, sendo um dos “espaços” mais importantes utilizados nos AVAs para promover a construção colaborativa de conhecimentos, é essencial para que o tutor possa motivar as interações entre aprendizes, conteúdos e professores conteudistas no contexto da EaD.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARROSO, Libiane Cristine. ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1293>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC