AS TDIC NO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES - DESAFIOS E SUGESTÕES DE SOLUÇÕES

  • Celso Daniel Mandlate

Resumo

Em Moçambique, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ocorrem como elementos fundamentais na gestão administrativa e também como meios e objetos de ensino na formação de professores. Porém, existem desafios para responder as demandas exigidas para o seu uso eficaz. No Ensino a distância (EaD) através das TDIC, tem se caracterizado dificuldades associadas a aspectos sociais, econômicos, políticos e infraestruturais. No artigo, além de se propor ideias, discute-se problemas, conquistas e desafios enfrentados em Moçambique no uso das TDIC em atividades de formação de profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, cuja revisão e discussão teórica foram realizadas a partir das produções referentes à TDIC para Formação de professores. Usou-se o inquérito, feito com o recurso ao questionário desenvolvido através de um formulário de Google Drive e envido aos professores que experienciaram este tipo de ensino na sua formação em Moçambique.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MANDLATE, Celso Daniel. AS TDIC NO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES - DESAFIOS E SUGESTÕES DE SOLUÇÕES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1294>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC