AS TECNOLOGIAS APLICÁVEIS A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERSPECTIVAS DA ROBÓTICA ESCOLAR

  • Luan Gabriel pessoa do nascimento
  • Gustavo Gomes Barboza
  • Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes
  • Thiago Breno de Medeiros Carmo

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo dialogar sobre as inovações tecnológicas cada vez mais presentes nos ambientes escolares, principalmente, em como a robótica, apesar de suas limitações, sobretudo, pelos custos em aquisições dos materiais, possibilitam a pluralidade das práticas formativas, e em alguns casos a desconstrução de complexidades, em especial na áreas de exatas e natureza. Aqui percorreremos por meio de diálogos reflexivos, com base num levantamento bibliográfico, pontos relevantes aos perfis formativos aos quais os cursos de licenciatura se pautam em nosso país; e como as novas demandas trabalhistas decorrentes destas influências técnicas, configuram a formação dos novos profissionais, referenciados neste estudo como: professores ``technological´´, que de grosso modo, designam os docentes que ``dominam´´ estas inovações e as facilitam-nas dentro das escolas. Por fim, em como a robótica escolar pode ser demonstrada em exemplificação exitosa destas interações que como veremos no decorrer dos diálogos, são capazes de potencializar características motivacionais nos estudantes, engajando-os no desenvolvimento de  habilidades, como por exemplo: lógico reflexivas, ao mesmo modo que se mostram ressignificantes aos docentes em exercerem novas práticas de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NASCIMENTO, Luan Gabriel pessoa do et al. AS TECNOLOGIAS APLICÁVEIS A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERSPECTIVAS DA ROBÓTICA ESCOLAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1295>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC