AS TECNOLOGIAS APLICÁVEIS A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERSPECTIVAS DA ROBÓTICA ESCOLAR
Resumo
O presente artigo, tem por objetivo dialogar sobre as inovações tecnológicas cada vez mais presentes nos ambientes escolares, principalmente, em como a robótica, apesar de suas limitações, sobretudo, pelos custos em aquisições dos materiais, possibilitam a pluralidade das práticas formativas, e em alguns casos a desconstrução de complexidades, em especial na áreas de exatas e natureza. Aqui percorreremos por meio de diálogos reflexivos, com base num levantamento bibliográfico, pontos relevantes aos perfis formativos aos quais os cursos de licenciatura se pautam em nosso país; e como as novas demandas trabalhistas decorrentes destas influências técnicas, configuram a formação dos novos profissionais, referenciados neste estudo como: professores ``technological´´, que de grosso modo, designam os docentes que ``dominam´´ estas inovações e as facilitam-nas dentro das escolas. Por fim, em como a robótica escolar pode ser demonstrada em exemplificação exitosa destas interações que como veremos no decorrer dos diálogos, são capazes de potencializar características motivacionais nos estudantes, engajando-os no desenvolvimento de habilidades, como por exemplo: lógico reflexivas, ao mesmo modo que se mostram ressignificantes aos docentes em exercerem novas práticas de ensino.