APRENDIZADO DO IDIOMA INGLÊS ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro
  • Lucas Gonçalves Rodrigues

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento de um jogo eletrônico com o objetivo de flexibilizar e tornar acessível o aprendizado do idioma inglês. Foi realizada uma pesquisa prévia por meio da qual foram levantadas as principais deficiências envolvidas no aprendizado de novas línguas no Brasil, bem como um breve histórico de alternativas virtuais e diretrizes comuns no uso de softwares como ferramentas educativas, processo conhecido como CALL (Computer-Assisted Language Learning). Com base nessa coleta bibliográfica foram elaborados os procedimentos para a criação de um aplicativo voltado para dispositivos móveis que apresenta, em escala crescente de dificuldade, situações que simulam os conflitos vividos por um turista recém chegados nos Estados Unidos, como por exemplo, pedir informações, se locomover e se alimentar sem o domínio do idioma local. Ao longo do texto são descritos os aspectos visuais, gênero, processos de criação, distribuição e mecânicas do jogo, dentre as quais se pode destacar o uso de flash cards para facilitar a memorização do vocabulário, apresentado de forma lúdica e contextualizada. Espera-se que a pesquisa gere um corpo de conhecimento que seja útil à futuros desenvolvedores e pesquisadores na criação de aplicações gamificadas voltadas para o aprendizado de idiomas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RICARDO GONZAGA RIBEIRO, Luiz; GONÇALVES RODRIGUES, Lucas. APRENDIZADO DO IDIOMA INGLÊS ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1296>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição