APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ATRAVÉS DO USO DE UMA CÉLULA ROBÓTICA INDUSTRIAL ADAPTADA PARA A INDÚSTRIA 4.0

  • ROGERIO ADAS PEREIRA VITALLI

Resumo

A carência de mão de obra em mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs industriais possibilitou o surgimento de uma nova profissão chamada pela indústria de “Robotista.” No atual cenário da indústria 4.0, a Robótica Industrial e Colaborativa estão sendo “vistas” como a única e melhor saída para proporcionar o aumento de produtividade, competitividade e esse profissional se torna indispensável. A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. Para isso, é preciso dar um salto tecnológico. Com a indústria 4.0 e a inserção do profissional “robotista” haverá um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, melhor utilização dos recursos e economia de energia, sendo, portanto, um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável. O objetivo dessa pesquisa é propor e desenvolver uma “célula robotizada 4.0”, considerando a sua aplicabilidade pedagógica e suas vantagens para o ensino híbrido superior. Pretende-se aprimorar métodos de ensino-aprendizagem com uso das TDICs, ferramentas da Indústria 4.0 e do ensino híbrido. Outro objetivo secundário é a criação de uma escola móvel profissional de robotistas peritos. Palavras-chave: Robotista, Ensino Híbrido, Indústria 4.0.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VITALLI, ROGERIO ADAS PEREIRA. APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ATRAVÉS DO USO DE UMA CÉLULA ROBÓTICA INDUSTRIAL ADAPTADA PARA A INDÚSTRIA 4.0. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1297>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC