APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ATRAVÉS DO USO DE UMA CÉLULA ROBÓTICA INDUSTRIAL ADAPTADA PARA A INDÚSTRIA 4.0
Resumo
A carência de mão de obra em mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs industriais possibilitou o surgimento de uma nova profissão chamada pela indústria de “Robotista.” No atual cenário da indústria 4.0, a Robótica Industrial e Colaborativa estão sendo “vistas” como a única e melhor saída para proporcionar o aumento de produtividade, competitividade e esse profissional se torna indispensável. A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. Para isso, é preciso dar um salto tecnológico. Com a indústria 4.0 e a inserção do profissional “robotista” haverá um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, melhor utilização dos recursos e economia de energia, sendo, portanto, um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável. O objetivo dessa pesquisa é propor e desenvolver uma “célula robotizada 4.0”, considerando a sua aplicabilidade pedagógica e suas vantagens para o ensino híbrido superior. Pretende-se aprimorar métodos de ensino-aprendizagem com uso das TDICs, ferramentas da Indústria 4.0 e do ensino híbrido. Outro objetivo secundário é a criação de uma escola móvel profissional de robotistas peritos. Palavras-chave: Robotista, Ensino Híbrido, Indústria 4.0.