APRENDIZAGEM CRIATIVA - ANIMANDO DESENHOS COM REALIDADE AUMENTADA
Resumo
O referido trabalho demonstra uma experiência exitosa sobre Aprendizagem Criativa, utilizando a realidade aumentada, validando os aspectos criativos desta prática na Escola Municipal Saturnino Cabral no Bairro de Cosme de Farias, cidade do Salvador Estado da Bahia, série 1º ano do ensino fundamental, anos iniciais (6 a 7 anos). A pesquisa foi realizada utilizando-se atividades práticas ocorridas no ano de 2019, turma composta de 16 alunos. Esta prática desenvolveu-se prezando pela valorização da fala, dúvidas e hipóteses dos alunos, através de rodas de conversas, materiais de pesquisas, exploração do meio, construção de animações, com linguagem em realidade aumentada. A pesquisa experimental (utilizou a construção de animações em realidade aumentada) indicando caminhos propostos por estudiosos, teorias que possibilitem pensar num ensino, onde a aprendizagem faça sentido ao aluno e que este processo desperte a criatividade e criticidade através de elementos lúdicos, em que o aluno é centro do processo educacional; refletindo o ensino e consequentemente a postura docente em relação a Educação Científica. Objetivou-se conhecer como funciona as animações em Realidade Aumentada (RA) e as possibilidades variadas de aplicação da RA em brincadeiras aliadas a conteúdos educacionais.