AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INCREMENTO PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Igor Gabriel Leal
  • Jarina Rodrigues Fernandes

Resumo

O presente trabalho busca descrever e refletir experiências voltadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) integradas às ações pedagógicas em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de São Carlos. As ações ocorreram por meio do programa de extensão universitária “Tecnologias na educação de jovens e adultos: sentidos e caminhos”, entre os meses de setembro e novembro de 2018. O objetivo geral do referido projeto é: contribuir para o apoio pedagógico, incremento e construção de caminhos para a integração das TIC aos currículos de EJA, de modo a favorecer a alfabetização, o aprimoramento dos conhecimentos de leitura e escrita, tendo em vista à participação social, crítica, criativa, cidadã dos estudantes dessa modalidade de ensino. Parte-se da perspectiva do uso das TIC´s como um incremento para o trabalho pedagógico, sendo um elemento integrador de processos educativos de qualidade. Verificou-se que a utilização das TIC´s no contexto da EJA proporcionou aprendizagens com relação ao conteúdo desenvolvido, bem como, em relação aos instrumentos tecnológicos utilizados.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LEAL, Igor Gabriel; FERNANDES, Jarina Rodrigues. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INCREMENTO PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1299>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC