APLICATIVO MIMIND: A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA COVID-19
Resumo
As relações entre professores e alunos na Educação Básica sempre foram pautadas por encontros presenciais definidos por calendários, com as famigeradas avaliações, notas bimestrais e reuniões de pais ao final de cada bimestre. Porém, com o advento da pandemia de Covid-19 (SARS-COV-2), esse cenário mudou drasticamente. Desta forma, este trabalho apresenta uma experiência realizada com 33 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, com a construção de Mapas Mentais sobre eletricidade e circuitos elétricos. Essa construção teve início no período antes da epidemia (fase presencial) e foi finalizada durante a epidemia (fase virtual). Na fase presencial, os alunos realizaram a construção de Mapas Mentais manualmente e na fase virtual utilizaram o aplicativo miMind. Os resultados evidenciaram que as duas fases foram importantes para a aprendizagem dos alunos, e que o uso do Mapa Mental juntamente com o aplicativo miMind os auxiliou na compreensão dos conteúdos.