APLICATIVO MIMIND: A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA COVID-19

  • Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira
  • Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo

As relações entre professores e alunos na Educação Básica sempre foram pautadas por encontros presenciais definidos por calendários, com as famigeradas avaliações, notas bimestrais e reuniões de pais ao final de cada bimestre. Porém, com o advento da pandemia de Covid-19 (SARS-COV-2), esse cenário mudou drasticamente. Desta forma, este trabalho apresenta uma experiência realizada com 33 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, com a construção de Mapas Mentais sobre eletricidade e circuitos elétricos. Essa construção teve início no período antes da epidemia (fase presencial) e foi finalizada durante a epidemia (fase virtual). Na fase presencial, os alunos realizaram a construção de Mapas Mentais manualmente e na fase virtual utilizaram o aplicativo miMind. Os resultados evidenciaram que as duas fases foram importantes para a aprendizagem dos alunos, e que o uso do Mapa Mental juntamente com o aplicativo miMind os auxiliou na compreensão dos conteúdos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro de; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. APLICATIVO MIMIND: A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1300>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC