ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL DIDÁTICO

  • Jocelino Pereira Junior
  • Alberto Castro

Resumo

Temas complexos e interdisciplinares como ‘Aquecimento Global’, estão presentes na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e envolvem, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. A produção de material didático contemplando as diferentes perspectivas do tema é igualmente desafiadora. Neste artigo descrevemos um processo de construção colaborativa desse tipo de material utilizando o paradigma de ‘Arquiteturas Pedagógicas’, que pressupõe equilibrar componentes fundamentais como concepção pedagógica forte, sistematização metodológica e suporte tecnológico que possibilite aos estudantes dispor de atividades cognitivamente instigantes e contemplem múltiplos caminhos e abordagens. Um recurso de software gratuito foi usado para edição de documentos e construção de um texto colaborativo que posteriormente foi disponibilizado e utilizado em um ensaio de utilização por estudantes que de modo geral evidenciou a adequação da proposta.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA JUNIOR, Jocelino; CASTRO, Alberto. ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL DIDÁTICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1304>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição