AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) E APRENDIZAGEM: O PAPEL DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

  • Antonio Luiz Santana
  • Maria Madalena Poleto Oliveira

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são aplicadas na aprendizagem e a educação torna-se, pois, híbrida,quando às TDICs se aplicam tanto no presencial, quanto no Ensino a Distância. Desse modo, o objetivo principal deste artigo é discutir sobre as TDICs na aprendizagem híbrida, no contexto de ensino dos cursos de Ensino Médio e Superior no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), especificamente no Campus Vitória – ES, através de nossa atuação do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Nosso problema de pesquisa levanta uma questão primordial: Como aplicar o Ensino Híbrido e unir o ensino presencial às TDICs, tendo o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) como centro propulsor na escola federal citada. Portanto, este trabalho faz uma reflexão sobre o percurso que o NTE fez, em pouco tempo, para responder aos desafios de inserir às TDICs no Ensino Presencial nos cursos do Ensino Médio e Graduação do Campus citado. Nesse percurso, compreendemos que O NTE fortaleceu o ensino híbrido no IFES, todavia, essa perspectiva nos aponta múltiplos desafios, para além da aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTANA, Antonio Luiz; POLETO OLIVEIRA, Maria Madalena. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) E APRENDIZAGEM: O PAPEL DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1305>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC