AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) E APRENDIZAGEM: O PAPEL DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são aplicadas na aprendizagem e a educação torna-se, pois, híbrida,quando às TDICs se aplicam tanto no presencial, quanto no Ensino a Distância. Desse modo, o objetivo principal deste artigo é discutir sobre as TDICs na aprendizagem híbrida, no contexto de ensino dos cursos de Ensino Médio e Superior no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), especificamente no Campus Vitória – ES, através de nossa atuação do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Nosso problema de pesquisa levanta uma questão primordial: Como aplicar o Ensino Híbrido e unir o ensino presencial às TDICs, tendo o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) como centro propulsor na escola federal citada. Portanto, este trabalho faz uma reflexão sobre o percurso que o NTE fez, em pouco tempo, para responder aos desafios de inserir às TDICs no Ensino Presencial nos cursos do Ensino Médio e Graduação do Campus citado. Nesse percurso, compreendemos que O NTE fortaleceu o ensino híbrido no IFES, todavia, essa perspectiva nos aponta múltiplos desafios, para além da aprendizagem.