APRENDENDO APRENDER: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL À LUZ DA RESTRUTURAÇAO DE TEMPO E LUGAR A PARTIR DO USO DAS TDIC’S

  • Vanessa Siqueira Melo
  • Valdiego Siqueira Melo

Resumo

Esta pesquisa se dedica ao estudo dos desafios da docência no processo educacional, considerando o cenário do ciberespaço no uso das ferramentas digitais de informação e comunicação. O objetivo é refletir sobre os desafios do docente na cultura exponencial tecnológica e sua relação no processo educacional em ambiente virtual de aprendizagem sob a ótica da restruturação de tempo e espaço. Assim, busca-se compreender o conceito de ciberespaço, perspectiva de tempo e espaço virtual e os desafios do docente no aprender para ensinar/orientar a partir do uso de recursos digitais. A pesquisa é de natureza bibliográfica de cunho qualitativo, com metodologia de análise do complexo comportamento social frente à inserção das inovações tecnológicas. Verificou-se da pesquisa que não se trata propriamente de qual ferramenta tecnológica utilizada pelo professor que irá dirimir os desafios do docente, mas a sua disposição para desaprender o molde tradicional e voltar-se para a nova roupagem que clama o ensino-aprendizagem. Desse modo, a pesquisa enfatiza a importância da cooperação e orientação no processo educativo, evitando a produção mecânica de conteúdo, sobretudo no formato de sala de aula virtual, que ilustra uma nova dinâmica espaço-temporal de ensino e que reflete diretamente na forma de preparação, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MELO, Vanessa Siqueira; MELO, Valdiego Siqueira. APRENDENDO APRENDER: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL À LUZ DA RESTRUTURAÇAO DE TEMPO E LUGAR A PARTIR DO USO DAS TDIC’S. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1306>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC