AS CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE CIÊNCIAS DE PERNAMBUCO ENQUANTO ESPAÇO FORMATIVO NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
As tecnologias vêm se difundindo como ferramentas de extrema importância aos processos socioeducacionais. Uma de suas características mais pontuadas pelos teóricos e especialistas que as estudam, são as possibilidades integrativas de conhecimentos e saberes que estas podem proporcionar aos seus usuários, ao mesmo modo, que produzem ressignificações das presencialidades das atividades escolares e formativas. Sobre estas últimas, damos ênfase aos espaços de educações informais, em especial, ao Museu de Ciência de Pernambuco, que frente as condições de isolamento social, imposto em caráter de contenção a expansão de contágios da COVID-19, vem desdobrando suas ações por meio de readequações de suas atividades, antes presenciais, agora via plataformas tecnológicas de comunicação, afim de dar continuidade a popularização da ciência, promovendo ações de combate ao Coronavírus e capacitação de seu pessoal meio as atuais dificuldades. Para tal, utilizamos uma série de diálogos reflexivos, onde análises bibliográficas em conjunto com relatos de experiências contidos nas redes sociais do Museu, fundamentam as considerações expostas na culminância deste trabalho, e que em síntese, explicitam as ações do Espaço Ciência – PE, em efetivo exemplo de aplicabilidade educativa, corroborada pelos adventos tecno-comunicacionais.