AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

  • Camila Rezende Oliveira
  • Anderson Oramisio Santos
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Silvana Malusá Baraúna

Resumo

Este trabalho provoca reflexões sobre o documento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –(2017), sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas. Assim como uma análise baseada no processo de ensino e aprendizagem em Matemática foi realizada pesquisa documental e bibliográfica apoiada em teóricos embrenhados no tema. Constatou-se na pesquisa que o trabalho pedagógico com as TDIC converge com as abordagens trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais de forma transversal quanto de forma direcionada ao ensino de Matemática relacionado ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Camila Rezende et al. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1308>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC