AS POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS DA FERRAMENTA GOOGLE MAPS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Gustavo Gomes Barbosa
  • Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes
  • Thiago Breno de Medeiros Carmo

Resumo

A educação, em suas mais variadas formas e escalas foi um dos suportes que proporcionou a humanidade as bases para um desenvolvimento onde necessidades e limitações agora apresentam-se de formas ressignificadas. Desta maneira, destacamos a atualidade dos contextos escolares, que cada vez mais imersos em tecnologias, que apesar de potencializarem as metodologias educacionais dos professores e, consequentemente, auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, também se mostram como um desafio a ser superado por apresentar-se, ainda limita quando suas plenas compreensões e utilizações. Neste trabalho reunimos um conjunto de referências bibliográficos destrinchando uma síntese entre a importância da educação para a construção dos sujeitos, os reflexos das políticas educacionais brasileiras para a amenização das lacunas entre as formações docentes e as realidades educacionais, e por fim, como as aulas de Geografia, podem ser ativamente lecionadas com a utilização de softwares de geolocalização, especificamente, pelo emprego do Google Maps e suas perspectivas funcionais. As considerações aqui obtidas são frutos das análises contextuais pelo decorrer do trabalho, e evidenciam como a cooperação entre professores a alunos podem amenizar as complexidades, erroneamente, atreladas as aplicações tecnológicas escolares.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES BARBOSA, Gustavo; CRISTH DE MEDEIROS CARMO GOMES, Vanessa; BRENO DE MEDEIROS CARMO, Thiago. AS POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS DA FERRAMENTA GOOGLE MAPS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1309>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição