APRENDENDO PELO YOUTUBE: O QUE DIZEM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

  • Débora de Lima Velho Junges
  • Lucas Pereira da Rosa

Resumo

O texto tem como objetivo discutir os resultados de um estudo que procurou verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem, com vistas a responder a seguinte questão: os alunos do Ensino Médio utilizam o Youtube como ferramenta de aprendizagem? Em caso afirmativo, como ocorre a prática de uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem? A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia utilizada se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio Integrado de uma instituição de ensino. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: a grande maioria dos jovens além de utilizarem o Youtube no seu cotidiano, também faziam seu uso para fins de aprendizagem; em sua maioria, os participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à aprendizagem e à construção do conhecimento, influenciavam de forma positiva em seu desempenho escolar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
JUNGES, Débora de Lima Velho; ROSA, Lucas Pereira da. APRENDENDO PELO YOUTUBE: O QUE DIZEM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1310>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC