AS TRAJETÓRIAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O LETRAMENTO DIGITAL

  • PAULO ROBERTO COLUSSO

Resumo

Avanços tecnológicos tradicionalmente influenciaram a história da educação, do ensino e aprendizagem. Um desafio perene reside na necessidade de construir o letramento digital tanto entre profissionais da educação quanto entre estudantes. Considerando que as TICs cada vez mais mediam o ensino e a aprendizagem, o desafio do letramento digital demanda atenção especial. Neste artigo, trazemos discussões relevantes para o debate sobre a influência da tecnologia na educação, ensino e aprendizagem. Apresentamos uma revisão bibliográfica articulando conexões entre avanços tecnológicos e os desafios atuais da educação, principalmente no contexto escolar. Como resultado, demonstramos a inseparabilidade entre as TICs e a área da Educação. Determinados avanços tecnológicos permeiam a práxis do educador e do estudante, o que deve ser amplamente estudado. Por final, oferecemos uma discussão sobre acesso e capacitação. Especificamente, discutimos formação docente, espaços educacionais, políticas públicas de acesso à tecnologia, e projetos político-pedagógicos. Estes tópicos precisam ser repensados para contemplar a integração de novas TICs e letramento digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COLUSSO, PAULO ROBERTO. AS TRAJETÓRIAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O LETRAMENTO DIGITAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1311>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC