ATIVIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES NO INTERIOR PAULISTA: EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL E INTENCIONAL EM DUARTINA E UBIRAJARA

  • Macioniro Celeste Filho
  • MARIA DO CARMO MONTEIRO KOBAYASH

Resumo

Este trabalho trata da adaptação recente executada em um projeto de extensão da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – em parceria com os municípios paulistas de Duartina e Ubirajara. As atividades formativas dos docentes das redes públicas de ensino destas duas cidades foram concebidas originalmente como presenciais. No entanto, devido à pandemia médica e emergência sanitária de 2020, foi necessária sua transformação em atividade de Educação Remota Emergencial – ERE e, posteriormente, Educação Remota Intencional – ERI. É objetivo deste trabalho apresentar o processo de adoção de práticas de ERE e ERI em projetos de atividades de formação educacional docente em dois municípios do interior paulista. Com este propósito, serão relatadas as etapas executadas presencialmente deste projeto de extensão nas localidades citadas. Serão abordadas como ocorreram sua interrupção e as características iniciais de recusa em transformar tais atividades presenciais em outras no formato de ERE e ERI. Na sequência, serão tratadas quais as estratégias finalmente adotadas na parceria entre a UNESP e as duas prefeituras e como estão ocorrendo as atividades formativas propostas. Trata-se de pesquisa sobre atividades ainda em andamento, com prazo de término de execução no final de junho de 2020. Portanto, os resultados dessa pesquisa serão relatados quando da apresentação do trabalho no congresso.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FILHO, Macioniro Celeste; KOBAYASH, MARIA DO CARMO MONTEIRO. ATIVIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES NO INTERIOR PAULISTA: EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL E INTENCIONAL EM DUARTINA E UBIRAJARA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1312>. Acesso em: 03 dez. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC