AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: O QUE DIZEM GRADUANDOS EM PEDAGOGIA?

  • DOUGLAS PEREIRA DA COSTA
  • Antonieldo Araújo de Freitas
  • Ingrid Carla dos Santos Oliveira

Resumo

Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso e objetiva analisar percepções de 20 graduandos em Pedagogia sobre aspectos das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Os participantes são acadêmicos de três turmas de uma instituição privada do Piauí. Nesse período, na referida faculdade, o processo de ensino e aprendizagem com os pedagogos em formação passou a ocorrer por videoconferências via Zoom. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário on-line aos sujeitos da investigação. Os resultados revelam que a implementação de aulas remotas devem levar em consideração aspectos fundamentais para a efetivação do ensino e da aprendizagem: disponibilidade de recursos tecnológicos, internet de qualidade, acessibilidade para alunos especiais, gerenciamento das aprendizagens e as condições socioemocionais dos educandos. Conforme este estudo de caso, a metodologia de ensino por aulas remotas, apesar dos desafios mencionados pelos graduandos, desponta perspectivas de ressignificação da presencialidade na educação, utilizando-se de recursos tecnológicos e digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, DOUGLAS PEREIRA DA; FREITAS, Antonieldo Araújo de; OLIVEIRA, Ingrid Carla dos Santos. AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: O QUE DIZEM GRADUANDOS EM PEDAGOGIA?. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1313>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC