AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: O QUE DIZEM GRADUANDOS EM PEDAGOGIA?
Resumo
Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso e objetiva analisar percepções de 20 graduandos em Pedagogia sobre aspectos das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Os participantes são acadêmicos de três turmas de uma instituição privada do Piauí. Nesse período, na referida faculdade, o processo de ensino e aprendizagem com os pedagogos em formação passou a ocorrer por videoconferências via Zoom. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário on-line aos sujeitos da investigação. Os resultados revelam que a implementação de aulas remotas devem levar em consideração aspectos fundamentais para a efetivação do ensino e da aprendizagem: disponibilidade de recursos tecnológicos, internet de qualidade, acessibilidade para alunos especiais, gerenciamento das aprendizagens e as condições socioemocionais dos educandos. Conforme este estudo de caso, a metodologia de ensino por aulas remotas, apesar dos desafios mencionados pelos graduandos, desponta perspectivas de ressignificação da presencialidade na educação, utilizando-se de recursos tecnológicos e digitais.