APRENDER E ENSINAR POR MEIO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19
Resumo
A utilização das tecnologias digitais neste período de pandemia enfrentada pela COVID-‐19 pode promover danças significativas nas formas de ensinar e de aprender utilizando os ambientes digitais como sala de aula virtual. Neste contexto, este artigo busca discutir algumas possibilidades e desafios do ensino e aprendizagem por eio de ambientes digitais de aprendizagem baseados na análise de uma das escolas estaduais de ensino fundamental em tempo integral no município de Vilhena/RO. Como
referencial será apresentado César Coll e Carles Monereo e seus colaboradores, Schuhmacher e F. Schuhmacher, (2017) e outros que apresentam a forma de aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação por meio de ambientes virtuais. Por último, nas considerações finais fica um questionamento para futuras
pesquisas sobre a situação a qual o país está passando e em especial a educação,como será quando voltar à normalidade das aulas presenciais. Os professores conseguiram aprender a ensinar por meio da aprendizagem digital e os alunos conseguiram aprender o que está sendo proposto a eles no ambiente da sala de aula digital?