APRENDER E ENSINAR POR MEIO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19

  • Vadeilza Castilho de Araújo Bernert
  • Anandreia Trovó

Resumo

A utilização das tecnologias digitais neste período de pandemia enfrentada pela COVID-­‐19 pode promover danças significativas nas formas de ensinar e de aprender utilizando os ambientes digitais como sala de aula virtual. Neste contexto, este artigo busca discutir algumas possibilidades e desafios do ensino e aprendizagem por eio de ambientes digitais de aprendizagem baseados na análise de uma das escolas estaduais de ensino fundamental em tempo integral no município de Vilhena/RO. Como
referencial será apresentado César Coll e Carles Monereo e seus colaboradores, Schuhmacher e F. Schuhmacher, (2017) e outros que apresentam a forma de aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação por meio de ambientes virtuais. Por último, nas considerações finais fica um questionamento para futuras
pesquisas sobre a situação a qual o país está passando e em especial a educação,como será quando voltar à normalidade das aulas presenciais. Os professores conseguiram aprender a ensinar por meio da aprendizagem digital e os alunos conseguiram aprender o que está sendo proposto a eles no ambiente da sala de aula digital?

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BERNERT, Vadeilza Castilho de Araújo; TROVÓ, Anandreia. APRENDER E ENSINAR POR MEIO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1314>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC