ESTRUTURA E AVALIAÇÃO DE CURSO ONLINE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Cássio Ricardo Fares RIEDO
  • Elisabete Monteiro de Aguiar PEREIRA
  • Joyce WASSEM
  • Marta Fernandes GARCIA

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a estruturação e o oferecimento de um curso de formação continuada de professores desenvolvido na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) de Educação a Distância (EaD). O curso, desenvolvido por professores e pesquisadores da Faculdade de Educação em uma universidade pública do Estado de São Paulo, foi oferecido como parte de um programa com ênfase cultural e voltado principalmente para professores da educação básica. O tema abordado no curso foi o livro “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle foi selecionado como recurso pedagógico para oferecer o curso gratuitamente e instalado na escola de extensão da universidade. Verificou-se um amplo alcance do público-alvo, atingindo interessados no Distrito Federal e em outros vinte estados brasileiros, a grande maioria de São Paulo (84,8%), inclusive com alguns residentes fora do Brasil. 5788 participantes fizeram sua inscrição no curso e 3878 realmente iniciaram as atividades. Como um dos tipos de avaliação, um instrumento automático para avaliação qualitativa da produção escrita dos participantes foi desenvolvido, aplicado e avaliado. Os resultados do questionário de avaliação do curso demonstram que os participantes apreciaram o tema, a forma, a estrutura, o desenvolvimento, as oportunidades de debater as ideias freirianas e os conceitos desse importante educador.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RIEDO, Cássio Ricardo Fares et al. ESTRUTURA E AVALIAÇÃO DE CURSO ONLINE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1316>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC