AULAS REMOTAS: OS DESAFIOS E POTENCIAIS DE UM NOVO MODO DE ENSINAR UTILIZANDO TECNOLOGIA

  • Alessandra Furtado Fernandes
  • Teresinha Moreira de Magalhães
  • Lúcia Helena de Magalhães
  • Alexandre Furtado Fernandes

Resumo

As circunstâncias educacionais, caóticas e improvisadas, advindas da pandemia por Coronavírus, não tem precedentes na história da educação mundial. Professores que pela primeira vez tiveram que se aventurar no ensino a distância ou online, sendo que muitos não estavam preparados para atuar em EaD. A inserção do computador em atividades educativas implica no uso de novas linguagens, na aprendizagem de novos conceitos e no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e curriculares. Este artigo documenta alguns exemplos aplicados no IF Sudeste MG que tiveram o objetivo de demonstrar o uso de ferramentas tecnológicas que incentivam e desenvolvem o pensamento reflexivo e crítico, a compreensão conceitual e as habilidades colaborativas em diversas áreas do conhecimento. Como resultado principal, destaca-se um avanço na percepção dos benefícios que as tecnologias digitais, quando bem integradas a projetos de aprendizagem, podem trazer para a sala de aula. Acredita-se que os professores serão na sua integralidade, incorporados ao mundo digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERNANDES, Alessandra Furtado et al. AULAS REMOTAS: OS DESAFIOS E POTENCIAIS DE UM NOVO MODO DE ENSINAR UTILIZANDO TECNOLOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1318>. Acesso em: 23 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC