AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ELEMENTARES: ENSINO PARA SURDOS UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS EM CONTEXTO INCLUSIVO/BILÍNGUE

  • Calili Cardozo dos Santos Paravidini
  • Xayenne Freitas Batista Ramos
  • Cristiaine Ribeiro

Resumo

A aprendizagem de Matemática é fundamental na educação em todos os níveis, uma vez que possibilita ao discente entender o mundo ao seu redor e interagir com ele, tornandose capaz de promover mudanças em seu cotidiano (SANT’ANA; LAUDARES, 2015). Para tanto, o ensino com auxílio de materiais manipuláveis tem sido amplamente considerado. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo principal é investigar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino e na aprendizagem das operações aritméticas elementares para assistir o surdo em seu cotidiano, numa perspectiva inclusiva/bilíngue. A pesquisa, uma combinação de pesquisa-ação e intervenção pedagógica com caráter qualitativo, está sendo realizada em uma instituição de educação, tendo como público-alvo um grupo voluntário formado por 5 surdos e 1 ouvinte, com idades a partir dos 18 anos e com Ensino Fundamental Completo. A proposta foi feita a partir de uma visão sociointeracionista e da Etnomatemática. A experimentação da proposta se deu a partir da criação dos materiais com o intuito de auxiliar o ensino e aprendizado dos conteúdos durante a realização de uma sequência didática com duração de sete encontros. O objetivo da sequência de aulas era promover o ensino e a aprendizagem das operações matemáticas elementares para uso cotidiano. Com o desenvolvimento da sequência, foi possível perceber que o uso de materiais manipuláveis, enquanto tecnologia assistiva, tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes para os estudantes, potencializando o ensino de operações elementares. Espera-se dar continuidade à pesquisa, alcançando-se diferentes integrantes da comunidade escolar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CARDOZO DOS SANTOS PARAVIDINI, Calili; FREITAS BATISTA RAMOS, Xayenne; RIBEIRO, Cristiaine. AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ELEMENTARES: ENSINO PARA SURDOS UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS EM CONTEXTO INCLUSIVO/BILÍNGUE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1319>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição