AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ELEMENTARES: ENSINO PARA SURDOS UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS EM CONTEXTO INCLUSIVO/BILÍNGUE
Resumo
A aprendizagem de Matemática é fundamental na educação em todos os níveis, uma vez que possibilita ao discente entender o mundo ao seu redor e interagir com ele, tornandose capaz de promover mudanças em seu cotidiano (SANT’ANA; LAUDARES, 2015). Para tanto, o ensino com auxílio de materiais manipuláveis tem sido amplamente considerado. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo principal é investigar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino e na aprendizagem das operações aritméticas elementares para assistir o surdo em seu cotidiano, numa perspectiva inclusiva/bilíngue. A pesquisa, uma combinação de pesquisa-ação e intervenção pedagógica com caráter qualitativo, está sendo realizada em uma instituição de educação, tendo como público-alvo um grupo voluntário formado por 5 surdos e 1 ouvinte, com idades a partir dos 18 anos e com Ensino Fundamental Completo. A proposta foi feita a partir de uma visão sociointeracionista e da Etnomatemática. A experimentação da proposta se deu a partir da criação dos materiais com o intuito de auxiliar o ensino e aprendizado dos conteúdos durante a realização de uma sequência didática com duração de sete encontros. O objetivo da sequência de aulas era promover o ensino e a aprendizagem das operações matemáticas elementares para uso cotidiano. Com o desenvolvimento da sequência, foi possível perceber que o uso de materiais manipuláveis, enquanto tecnologia assistiva, tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes para os estudantes, potencializando o ensino de operações elementares. Espera-se dar continuidade à pesquisa, alcançando-se diferentes integrantes da comunidade escolar.