ESTRUTURAS CONCEITUAIS E O ENSINO EAD: O PAPEL DA ESCOLA, DO PROFESSOR E DO ALUNO FRENTE OS SABERES GEOGRÁFICOS
Resumo
Segundo dados das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, desde o mês de março de 2020, 9 a cada 10 estudantes estão afastados de suas atividades presenciais aos ambientes de ensino, isto por conta do isolamento instituído globalmente em consequência a Pandemia de COVID-19. Já em se tratando da educação brasileira, assim como em outros países, optou-se, após o temporário fechamento das escolas, se apropriar de recursos digitais, semelhantes aos que são utilizados pela educação EAD, em sua maioria, pelos cursos de níveis superiores. E tendo em vista este panorama de total readequação da educação básica, este trabalho busca elucidar quais limitações e possibilidades estão implicadas ao ensino EAD para a modalidade pública de ensino no Estado de Pernambuco, e como os professores de Geografia do estado estão se articulando para suprir as necessidades estudantis frente o surgimento desta nova demanda. Para tal, incorporamos uma base metodológica onde: Belloni (2006), Teicher (2018) e Tam e El-Azar (2020), entre outros, serão contextualizados em elucidação aos tópicos: Do presencialismo a educação EAD; A educação no período da COVID-19; e, As perspectivas da educação para os pós Pandemia. Pretende-se ainda, pós reabertura das escolas, realizar um conjunto de análises in loco, onde as impressões de alunos e professores serão avaliadas qualitativa e quantitativamente para a personificação dos possíveis resultados e conclusões deste trabalho.