AUTORIA DO FUTURO PROFESSOR NA PRODUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

  • Keite Silva de Melo
  • Vanessa Fernandes do Carmo
  • BRUNA GONÇALVES GOMES
  • Valéria Ribeiro Rodrigues

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre os desafios e aprendizagens vivenciados por três licenciandos, durante a produção de minicursos a distância, atividade proposta na disciplina eletiva Design Didático para cursos a distância. Esta disciplina é ofertada na grade do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e possui como objetivo, estimular o futuro professor a se autorizar à produção e design de um minicurso voltado à formação em serviço de outros professores. Os três relatos dos minicursos se dedicaram a apresentar parte do planejado pelas autoras, e como se deu o design didático que foi disponibilizado no Ambiente virtual de Aprendizagem Moodle, nomeado pela instituição como AVA/ISERJ. A reunião das impressões dessas futuras professoras, garantido-lhes a voz e protagonismo também para relatarem sua experiência, completa a autoria docente que iniciaram no planejamento do minicurso e na edição das interfaces digitais do AVA/ISERJ. Compreende-se com esta experiência, que as instituições de ensino superior que atuam na formação de professores, precisam voltar o seu olhar para a formação docente para autoria de formações, inclusive na e para modalidade da Educação a distância. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MELO, Keite Silva de et al. AUTORIA DO FUTURO PROFESSOR NA PRODUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1322>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC