AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
Resumo
O presente trabalho visa refletir sobre a relação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a educação, em especial das pessoas com deficiência, mostrando a importância dessa relação nos dias atuais, além de demonstrar a significância da inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos e a reação que esses meios provocam dentro do ambiente escolar. Buscou-se debater sobre essa temática partindo de um olhar que valoriza o avanço tecnológico na área educacional, bem como discute alguns impactos e benefícios do uso das TDICs no ensinoaprendizagem de todos os alunos. A pesquisa apresenta-se através de registros bibliográficos e de natureza qualitativa, objetivando analisar o ensino e as transformações ocorridas e com vistas às necessidades de mudanças de pensamento e atitude das práticas pedagógicas, apontando como alternativa para esse processo os recursos tecnológicos. A pesquisa tem recortes em autores como Vygotsky (1994), Green (2000), Setzer (2000), Cunha (2010), Valente (1991, 1996), Skliar (2006), Mantoan (2000), entre outros que deram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Concluise que a inserção da tecnologia na educação, destacando a dos educandos com deficiência, contribui para a formação e desenvolvimento de todo o alunado, facilita o acesso às diversas áreas do conhecimento e potencializa o ensino-aprendizagem destes.