ATENÇÃO BILÍNGUE VIRTUAL PARA CRIANÇAS SURDAS EM MEIO À PANDEMIA DO "CORONAVIRUS" - COVID-19
Resumo
Estudos apontam desafios para a aquisição precoce da língua brasileira de sinais (Libras) por crianças surdas. A maioria dos surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a Libras. O primeiro contato com essa língua pode ocorrer apenas no ambiente escolar, se a escola aderir à propostas bilíngues (Libras/Língua Portuguesa) em seu ensino. Com o quadro de isolamento social agravado pela pandemia do "Novo Coronavírus" (COVID-19) a proposta apresentada objetivou duas frentes: 1) produzir mídias e materiais didáticos com janela em Libras; e 2) produzir vídeos com contações de histórias infantis em Libras. As duas ações justificam-se como forma de informar, entreter, bem como, estimular o contato dessa língua por crianças surdas em suas casas. O movimento #CasaLibras (nome da ação) congregou participantes de todo o Brasil. Os dados até o momento apontam interesse na atividade e uso do material pela comunidade surda e educacional o que representa positividade para a promoção da acessibilidade para o público infantil surdo.