ATENÇÃO BILÍNGUE VIRTUAL PARA CRIANÇAS SURDAS EM MEIO À PANDEMIA DO "CORONAVIRUS" - COVID-19

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins
  • Guilherme NicholsMe
  • Regina Célia Torres
  • Tatiane Cristina Bonfim
  • Rodrigo Vecchio Fornari
  • Anne Carolina Santana Iriarte
  • Eloá de Lucca Leite
  • Lis Maximo e Melo
  • Thayna Thaysa Proença Santos
  • Jéssica Leite Pereira Moreira

Resumo

Estudos apontam desafios para a aquisição precoce da língua brasileira de sinais (Libras) por crianças surdas. A maioria dos surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a Libras. O primeiro contato com essa língua pode ocorrer apenas no ambiente escolar, se a escola aderir à propostas bilíngues (Libras/Língua Portuguesa) em seu ensino. Com o quadro de isolamento social agravado pela pandemia do "Novo Coronavírus" (COVID-19) a proposta apresentada objetivou duas frentes: 1) produzir mídias e materiais didáticos com janela em Libras; e 2) produzir vídeos com contações de histórias infantis em Libras. As duas ações justificam-se como forma de informar, entreter, bem como, estimular o contato dessa língua por crianças surdas em suas casas. O movimento #CasaLibras (nome da ação) congregou participantes de todo o Brasil. Os dados até o momento apontam interesse na atividade e uso do material pela comunidade surda e educacional o que representa positividade para a promoção da acessibilidade para o público infantil surdo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
REGINA DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa et al. ATENÇÃO BILÍNGUE VIRTUAL PARA CRIANÇAS SURDAS EM MEIO À PANDEMIA DO "CORONAVIRUS" - COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1328>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição