AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE: POSSÍVEIS USOS DO PORTFÓLIO DIGITAL

  • Márcia Galdino Alves
  • Soraya Sales Rodrigues

Resumo

Este trabalho pretende mostrar uma forma atual de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, através do uso do Portfólio Digital e ou impresso para outra pasta com atividades. Instrumento inovador, criativo, e justo que consegue mostrar o nível de aprendizagem e compreensão do aluno, sem a pressão psicológica que as avaliações quantitativas (provas e trabalhos) nos impõem. O presente estudo tem como objetivo iniciar com um histórico da aprendizagem, a avaliação no Brasil a partir da LDB e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a relação com os recursos, ferramentas tecnológicas de aprendizagem na atualidade como GSuite atreladas aos dispositivos eletrônicos como uso do computador, chromebook, tablets e smartphones.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES, Márcia Galdino; RODRIGUES, Soraya Sales. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE: POSSÍVEIS USOS DO PORTFÓLIO DIGITAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1329>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC