ESTUDOS CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANEAMENTO BÁSICO URBANO

  • Felipe Sarmenghi RANGEL
  • Sidnei Quezada Meireles LEITE

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de uma formação continuada de professores da educação básica em Saneamento Básico, cujos dados foram produzidos a partir de observações, relatos orais e escritos, questionários e fotografias, além de leituras de documentos oficiais. O curso oferecido na modalidade semipresencial abordou temas e práticas pedagógicas relacionadas ao abastecimento de água, drenagem de águas urbanas, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Os aspectos metodológicosseguem a Metodologia da Mediação Dialética proposta por Maria Eliza Arnoni, articulada ao movimento da libertação de Enrique Dussel e Paulo Freire. Os aspectos sociofilosóficos e sociocientíficos da Educação CTS/CTSA foram fundamentados em Wildson Santos, Décio Auler e Eduardo Mortimer. A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem foi o recurso tecnológico que propiciou o desenvolvimento de Planos de Intervenção Escolar e a prática de construção do sujeito hipotético, a partir de bonecos de pano pretos e brancos sem identidade prévia, estratégias adotadas para promoção de debates sobre as questões sociais, ambientais e de saúde pública.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RANGEL, Felipe Sarmenghi; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. ESTUDOS CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANEAMENTO BÁSICO URBANO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1330>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC