AVALIAÇÃO DE GRADUANDOS DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COM A EAD

  • Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco
  • Bárbara Amaral da Silva
  • Cláudia Ribeiro Rodrigues
  • Marcelo de Castro
  • Shirlene Ferreira Coelho

Resumo

A popularização das TDIC trouxe grandes mudanças ao ensino. Certamente, uma das maiores foi o crescimento de cursos na modalidade de EaD (Educação a Distância), o que permitiu um maior contingente populacional ter acesso à educação formal, superando barreiras espaço-temporais. Cientes de vantagens/facilidades, assim como de desvantagens/desafios que a EaD traz em seu bojo, o objetivo deste estudo é analisar a avaliação de alunos do ensino superior presencial a respeito de uma experiência com a EaD. Para tanto, aplicamos um questionário on-line a um grupo de estudantes de uma disciplina a distância da qual somos tutores. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreendermos a conjuntura educativa na qual atuamos para (re)pensarmos, continuamente, as metodologias, as estratégias e os recursos didáticos da EaD. A partir de Alves (2011), Moran (2009), Coscarelli (2014), Ribeiro (2014), entre outros pesquisadores que tematizaram a respeito das modalidades presencial e a distância, juntamente a dados de órgãos institucionais, vislumbramos algumas conclusões. Nesse sentido, a principal delas foi a percepção na queda da visão preconceituosa em relação à EaD, o que acarretou um destaque às vantagens dessa modalidade em nossas análises.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FRANCO, Ana Paula Cordeiro Lacerda et al. AVALIAÇÃO DE GRADUANDOS DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COM A EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1331>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC