Experiências da docência virtual: contribuições para o desenvolvimento profissional no ensino superior

  • Luana ZANOTTO

Resumo

Este estudo, realizado no contexto do trabalho docente virtual no ensino superior, tem por objetivo analisar as contribuições da docência virtual no desenvolvimento profissional do professor. De abordagem qualitativa, analisou-se os diários de campo tecidos por uma professora-conteudista ao longo do desenvolvimento da disciplina ‘Conteúdos e metodologia do ensino da Educação Física’ ofertada em um curso de Pedagogia à distância de uma instituição privada. As informações foram discutidas a partir da interrelação entre a bibliografia correlata à formação de professores, pedagogia do ensino superior e as posições autorais assumidas em relação ao tema. Osresultados demonstram que a seleção e sistematização dos conteúdos prescindiram a elaboração de novas estratégias didático-metodológicas para o ensino remoto. Deste modo, observou-se a contínua reflexão docente face aos seus saberes disciplinares e experienciais, desencadeando a reconstrução dos mesmos a partir das especificidades do trabalho virtual. A análise revelou múltiplas possibilidades formativas, em destaque, a reflexão e processos de (auto)formação oriundos da prática. Conclui-se que o desenvolvimento profissional do professor no ensino superior está diretamente relacionado à natureza do trabalho e dos meios disponíveis para o ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ZANOTTO, Luana. Experiências da docência virtual: contribuições para o desenvolvimento profissional no ensino superior. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1333>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC