AVALIAÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE ENSINO POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA PARA ESTUDO DE TEXTO DIDÁTICO
Resumo
Ensinar é promover mudanças no comportamento (sentir, pensar, agir) que se mantenha ao longo do tempo. Com as exigências do mundo atual, é necessário criar estratégias para ensinar o aluno a ser autônomo, tendo a possibilidade de aprender algo, a partir do estudo de um texto. Embora fundamental para a vida escolar dos estudantes, raramente são ensinados a estudar. Considerando-se que estudar textos didáticos é um repertório essencial para a autonomia do estudante, e tendo por base a Análise do Comportamento, elaborou-se uma programação informatizada de ensino do estudar, abrangendo diferentes comportamentos-alvo; no presente trabalho, será focalizada a parte referente ao comportamento de inspecionar o texto a partir do título, subtítulo e itens. Nesse caso, foi utilizado um aplicativo tecnológico (Socrative) e textos didáticos, usualmente presentes no ensino fundamental para compor as atividades, as quais continham pequenos trechos informativos e exercícios de aplicação, tendo sido criados 6 itens de explicação e 30 itens a serem respondidos pelos participantes. Cada resposta do estudante, correta ou incorreta, recebeu um feedback liberado automaticamente e no final foi avaliada a produção. As atividades foram disponibilizadas online, permitindo seu acesso a distância e respeito ao ritmo individual de aprendizagem. A aplicação-piloto foi realizada com dois alunos do Ensino Fundamental II, e foram feitas análises tanto quantitativas quanto qualitativas, cujos resultados serão discutidos.