AUDIODESCRIÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NA ESCOLA REGULAR

  • Camila da Silva Gonzaga

Resumo

No Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual observou-se que os alunos cegos não compreendiam as imagens dos textos escolares. Realizada uma pesquisa de campo, com professores de Língua Portuguesa, em escolas públicas, lecionando alunos do 7º e 9° ano do Ensino Fundamental, constatou-se que os textos multimodais eram trabalhados priorizando o ensino da gramática ao invés do texto como um gênero e os professores não apresentavam habilidades para trabalhar com textos imagéticos. Assim, foi elaborada uma sequência didática utilizando técnicas da audiodescrição e teorias dos autores: Koch e Elias (2013) - concepções de Língua e a interação do sujeito no contexto; Solé (1998) - estratégia de leitura como meio de produzir conhecimento; Marcuschi (2008) - textos apresentados como gêneros; Rojo (2009, 2012) - práticas de leitura e o multiletramento; Temas sobre inclusão e tecnologia assistiva. A sequência didática apresentou como positivo a inclusão por parte dos docentes e alunos, dando-lhes acessibilidade aos textos. Contudo, o aluno cego não percebeu o sentido simbólico e ideológico da imagem com a audiodescrição, resultando numa proposta didática – a audiodescrição, aliada a procedimentos de análise de imagens da Gramática do Design Visual, Kress e Van Leeuwen (2006), que descreve o visual de forma analítica.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA SILVA GONZAGA, Camila. AUDIODESCRIÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NA ESCOLA REGULAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1336>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição