AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA O CONTEXTO DE TRABALHO

  • Lívia Gabriela Campos Balog
  • Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
  • Orjana de Oliveira Pacheco Rossi
  • Ramon Marin
  • Monalisa Muniz Nascimento

Resumo

Considerando que a Inteligência Emocional (IE) permite ao profissional uma análise mais acurada de componentes emocionais nas pessoas e consequentemente uma melhor adaptação às situações do trabalho, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um treinamento online de Inteligência Emocional voltado para o ambiente de trabalho. Participarão 40 empregados de uma única empresa, que serão aleatoriamente divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. O treinamento é baseado no modelo de habilidades da IE, desenvolvido por Mayer, Caruso e Salovey (2016) na sua última revisão e é composto por seis módulos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Serão abordados temas como identificação das emoções em expressões faciais, misturas e transições das emoções e gerenciamento das emoções em si e nos outros.  Será aplicado um instrumento de mensuração de IE por desempenho no início do primeiro módulo e ao final do último, além de avaliação de reação do treinamento. Após a finalização da aplicação do treinamento em ambos os grupos (experimental e controle), os dados serão analisados e espera-se como resultado que as medidas de IE aumentem após o treinamento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BALOG, Lívia Gabriela Campos et al. AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA O CONTEXTO DE TRABALHO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1337>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC