EXPLORANDO O TERRITÓRIO DA PESQUISA-AÇÃO: CATEGORIZAÇÃO DE ESTUDOS ANTERIORES COM FOCO NO CIBERESPAÇO

  • Rodrigo THOMAS
  • Leandro ILGENFRITZ
  • Adão Caron CAMBRAIA

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir quais os limites e as possibilidades do ciberespaço para o desenvolvimento da pesquisa-ação, partindo de uma contextualização a respeito dessa metodologia e procurando identificar as suas características mais relevantes. O material de pesquisa é composto por dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), categorizadas por meio da Análise Textual Discursiva. Assim, procuramos compreender o papel dos espaços virtuais enquanto ferramentas de apoio para a construção do conhecimento no contexto dessas dissertações e apontar os desafios e as capacidades de integração do ciberespaço nas práticas de ensino-aprendizagem que buscam sustentação teórico-metodológica na pesquisa-ação. Identificamos que o ambiente virtual contribui para o planejamento e implementação da pesquisa-ação, bem como possibilita a constituição de uma rede de conversação que promove ação-reflexão-ação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
THOMAS, Rodrigo; ILGENFRITZ, Leandro; CAMBRAIA, Adão Caron. EXPLORANDO O TERRITÓRIO DA PESQUISA-AÇÃO: CATEGORIZAÇÃO DE ESTUDOS ANTERIORES COM FOCO NO CIBERESPAÇO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1338>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC