AVALIAÇÃO DO USO DE UM SIMULADOR INTERATIVO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DA MASSA COM TURMAS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

  • Samuel Robaert

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto de ensino “Simulação, visualização e modelagem: estratégias para aprendizagem em química”, envolvendo um grupo estudantes de um Curso Técnico Integrado e objetivou levantar dados qualitativos para avaliar como o uso destas estratégias contribuiu na aprendizagem do conceito químico da conservação da massa. Foi desenvolvida uma sequência didática em um laboratório tradicional de química associada à uma atividade no laboratório de informática, onde se fez uso de um simulador interativo para realizar um experimento no plano simulado. Pretendeu-se assim que os estudantes pudessem estabelecer relações entre as três dimensões do conhecimento químico, estruturadas em um triângulo. Se explicita a complexidade do conhecimento químico e da sua aprendizagem e a necessidade da construção de modelos e a sua representação através de códigos próprios. Na sequência, aplicou-se um formulário buscando levantar dados qualitativos. Constatou-se que o uso do simulador associado a práticas experimentais tradicionais pode potencializar a aprendizagem do conceito de conservação da massa e que o experimento no plano simulado cumpre bem o papel de oportunizar a construção de relações entre as três dimensões do conhecimento químico.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROBAERT, Samuel. AVALIAÇÃO DO USO DE UM SIMULADOR INTERATIVO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DA MASSA COM TURMAS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1340>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC