AVALIAÇÃO DO USO DE UM SIMULADOR INTERATIVO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DA MASSA COM TURMAS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto de ensino “Simulação, visualização e modelagem: estratégias para aprendizagem em química”, envolvendo um grupo estudantes de um Curso Técnico Integrado e objetivou levantar dados qualitativos para avaliar como o uso destas estratégias contribuiu na aprendizagem do conceito químico da conservação da massa. Foi desenvolvida uma sequência didática em um laboratório tradicional de química associada à uma atividade no laboratório de informática, onde se fez uso de um simulador interativo para realizar um experimento no plano simulado. Pretendeu-se assim que os estudantes pudessem estabelecer relações entre as três dimensões do conhecimento químico, estruturadas em um triângulo. Se explicita a complexidade do conhecimento químico e da sua aprendizagem e a necessidade da construção de modelos e a sua representação através de códigos próprios. Na sequência, aplicou-se um formulário buscando levantar dados qualitativos. Constatou-se que o uso do simulador associado a práticas experimentais tradicionais pode potencializar a aprendizagem do conceito de conservação da massa e que o experimento no plano simulado cumpre bem o papel de oportunizar a construção de relações entre as três dimensões do conhecimento químico.