AVALIAÇÃO FORMATIVA DE ATIVIDADES DE ESCRITA FACILITADA POR APLICATIVOS HORIZONTAIS

  • Aurélio Takao Vieira Kubo
  • Júlia Ribeiro Junqueira
  • Cláudia Mara de Souza

Resumo

Este trabalho apresenta o uso de suítes de escritório na sistematização da avaliação formativa e geração de feedback em atividades de (re)escrita de textos opinativos. A abordagem justifica-se diante da inexistência de aplicações especializadas em auxiliar o professor em seu trabalho cotidiano e da possibilidade de modificações no uso de aplicativos conhecidos sem que haja grande investimento em treinamento. Atividades de escrita foram realizadas junto a alunos de 3º ano de cursos técnicos integrados oferecidos pela rede EPTNM por meio de um projeto de ensino interdisciplinar voltado para o desenvolvimento de habilidades de linguagem. A produção de textos priorizou o gênero artigo de opinião e foi mediada por leituras prévias e palestras organizadas segundo temáticas escolhidas para o ano letivo. Os artigos foram escritos utilizando-se a aplicação Google Documentos e, durante a avaliação, os alunos receberam uma parcela do feedback nesta mesma aplicação. Posteriormente, receberam correspondência individual para comunicar resultados, descrever com profundidade aspectos do desenvolvimento do gênero e apresentar recomendações específicas para a reescrita. Como resultado, a combinação de formulários, planilhas e malas diretas permitiu a produção de feedback bastante individualizado e detalhado, todavia, sem exigir grande esforço manual por parte dos professores. Permitiu também a documentação dos avanços dos alunos ao longo do ano letivo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
KUBO, Aurélio Takao Vieira; JUNQUEIRA, Júlia Ribeiro; SOUZA, Cláudia Mara de. AVALIAÇÃO FORMATIVA DE ATIVIDADES DE ESCRITA FACILITADA POR APLICATIVOS HORIZONTAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1341>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC