AS (IM)POSSIBILIDADES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS TOCANTINENSE
Resumo
O artigo aborda, questionamentos na área do uso das tecnologias, O mesmo tem como objetivo geral “conhecer as (im)possibilidades do uso das tecnologias digitais nas aulas de Matemática nas escolas públicas tocantinense”. Objetivando especificamente: 1) Identificar as contribuições do uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas aulas de matemática das escolas públicas tocantinense; 2) analisar sobre as tecnologias digitais na contemporaneidade e o uso em sala de aula; 3) discutir as (im)possibilidades do desenvolvimento do ensino e aprendizado da Matemática por meio do uso de tecnologias digitais. Tem como questionamento: Quais as (im)possibilidades do uso das tecnologias nas aulas de Matemática nas escolas pública tocantinense? Em uma linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem qualitativa, a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental. Ressalta-se a fragilidade no uso das novas tecnologias, por parte dos professores, embora as políticas públicas tenham sido favoráveis a implementação de laboratórios de informática em escolas públicas no Brasil, ainda é possível encontrar algumas escolas que não possuem laboratórios de informática e quando possuem o mesmo não é utilizado adequadamente ou não oferece uma infraestrutura adequada para funcionamento, deixando assim, de contribuir com o processo de ensino e aprendizado não só da Matemática, mas de outras disciplinas.