AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA NO GOOGLE FORMULÁRIO

  • Carolyne Do Monte De Paula
  • Victor Batista de Souza

Resumo

A partir do contexto educacional decorrente da pandemia do COVID-19 e o estabelecimento provisório do ensino a distância em muitas escolas do Brasil elaborou-se um material didático a respeito do tema Revolução Francesa por meio da ferramenta Google formulário, orientando-se pelos pressupostos teóricos de Kenski (2010) e Prensky (2001) ao defender o comportamento ativo dos estudantes como princípio fundamental para o desenvolvimento de um ensino crítico no ambiente digital. Com o propósito de contribuir para a superação das carências apontadas pelos professores para com essas ditas aulas remotas, bem como promover o desenvolvimento de competências reflexivas na aprendizagem utilizou-se a abordagem da gamificação para proporcionar o engajamento dos estudantes na aprendizagem. Os pressupostos teóricos-metodológicos e a operacionalização para criação desse material didático, a partir de uma fase teste, são apresentados nesse trabalho.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DO MONTE DE PAULA, Carolyne; BATISTA DE SOUZA, Victor. AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA NO GOOGLE FORMULÁRIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1345>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição