FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS DIGITAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE TIC

  • Fábio Agnelo Alves DA COSTA
  • Dionne Cavalcante MONTEIRO

Resumo

Perceber, identificar a ausência ou abandono dos discentes deficientes visuais perante a disciplina de circuitos digitais em cursos de graduação na área de tecnologia da informação e comunicação, nos leva reconhecer um grau de média a alta complexidade da disciplina, e nos leva a repensar a forma de transmitir o conteúdo. Essa problemática faz-nos conceber uma nova forma de metodologia didática utilizando uma ferramenta de tecnologia assistiva – TA. A ferramenta irá proporcionar uma maior independência e comunicação do aluno deficiente visual no aprendizado da disciplina, proporcionando-o perceber as interações que o conteúdo da disciplina oferece, bem como oferecer ao docente respostas rápidas no que tange ao aproveitamento do discente em relação a disciplina. A utilização dessa ferramenta de tecnologia ativa e a ressignificação na metodologia de ensino irá criar caminhos na inclusão, não só de deficientes visuais, mas de todos aqueles que tenham alguma limitação ou problema de coordenação motora fina que ingressam no ensino superior.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA COSTA, Fábio Agnelo Alves; MONTEIRO, Dionne Cavalcante. FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS DIGITAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE TIC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1347>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC