APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS NA PROMOÇÃO DA CSCL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE QUÍMICA
Resumo
Desde o início dos anos 80, diversas formas de organização e efetividade de atividades baseadas na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) têm sido discutidas. No entanto, o Brasil carece de estudos sobre tais temas, sobretudo no ensino de química. A aprendizagem efetiva em grupos incentiva os membros a lançar questionamentos, explicar e justificar suas opiniões, o que pode motivar e maximizar a aprendizagem. Este trabalho relata a implementação de uma atividade didática realizada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem denominado eduqui.info, pautada nos princípios da CSCL e no método de estudos de caso. Os casos foram aplicados em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química. Um caso é uma narrativa baseada na vida real que dá enfoque às particularidades de uma situação e oferece oportunidades de aprendizagem em diferentes níveis para os envolvidos em sua resolução. No eduqui.info, 37 alunos divididos em 19 grupos solucionaram 4 estudos de caso relacionados à poluição ambiental causada pelo descarte de plástico e vazamento de petróleo, substituição do óleo diesel por etanol e substituição da gordura trans encontrada em alimentos. Analisamos as percepções dos estudantes em relação ao eduqui.info, baseados no questionário proposto por Brodahl, Hadjerrouit e Hansen. Os resultados demonstram altos níveis de satisfação dos estudantes com a utilidade e o suporte à aprendizagem oferecidos pelo eduqui.info.