Ferramentas digitais e propostas de produção de textos: uma articulação possível?

  • Maria Helena Peçanha MENDES
  • Luzia BUENO

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem da competência escritora, mediado por ferramentas digitais, em uma disciplina ministrada na modalidade de ensino a distância (EaD) em uma universidade privada no interior de São Paulo. Para isso, analisaremos as propostas de produção de textos feitas aos estudantes dos cursos de Pedagogia, Contabilidade e Administração, buscando refletir sobre como contribuir para o aprimoramento do processo de produção de textos dos alunos de ensino superior que cursam parte de suas disciplinas em EaD. Para embasar nossa análise, retomamos os conceitos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), considerações a respeito da Escrita Acadêmica e de Tecnologias. Esta pesquisa, no total, analisou 13 propostas aplicadas desde o primeiro semestre de 2018 até o início de 2020, as quais nos permitiram perceber que as ferramentas digitais ainda não são bem exploradas nas propostas de produção textual nesta modalidade de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDES, Maria Helena Peçanha; BUENO, Luzia. Ferramentas digitais e propostas de produção de textos: uma articulação possível?. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1349>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC