APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO AMBIENTE VIRTUAL ATRAVÉS DO JOGO MINECRAFT

  • Henrique Vitorino dos Santos
  • Adilene Gass
  • Camila Molena de Assis
  • Rui Florencio da Silva

Resumo

A educação ambiental tem papel fundamental no que tange a prevenção de desastres ambientais, reforçando a interação entre o Homem e a natureza, e para tanto, a conscientização ambiental precisa ser desenvolvida no indivíduo. O presente estudo tem a finalidade de exibir a interação entre o ser humano e o meio ambiente, através da ocorrência dos fenômenos naturais e da influência da ação antrópica no meio físico, por meio da gravação de um vídeo utilizando o ambiente virtual Minecraft, possibilitando a simulação da ocorrência de fenômenos hidrológicos e exibindo a forma que as ações antrópicas influenciam na ocorrência de desastres. O vídeo evidencia a ocorrência de alagamento, enxurrada, enchente e inundação, caracterizando-os, diferenciando-os e justificando a ocorrência de cada fenômeno. Como produto de educação ambiental temse um vídeo que explicita os impactos da influência antrópica na natureza através da modificação das propriedades do meio físico. Em vídeo, exibe-se a influência da impermeabilização na dinâmica da água e para tanto, reforça-se a importância da conscientização ambiental acerca das ações antrópicas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Henrique Vitorino dos et al. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO AMBIENTE VIRTUAL ATRAVÉS DO JOGO MINECRAFT. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1350>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC