APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Dayse Pereira Barbosa Souza
  • Larissa de Oliveira Gracez
  • Guilherme Machado freitas
  • Andrea Castro de Lacerda Cardoso
  • Amanda Santos Franco da Silva Abe Abe
  • Gisele Cantalice Salomão Silva
  • Monica Gomes Borges
  • Carla Rênes Fontenelle
  • Alex Dias de Oliveira

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de professores e alunos da Escola SESC de Ensino Médio na tentativa de aproximar práticas e conhecimentos tecnológicos do espírito de empreendedor social dos jovens. O projeto apresentado aqui é o resultado, ainda não finalizado, de uma proposta de Aprendizagem Baseada em Projeto, cujas etapas de desenvolvimento utilizaram como recurso de aprendizagem as metodologias de design thinking e o desenvolvimento do pensamento computacional. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em suas observações sobre a vida escolar, identificaram a dificuldade de encontrar materiais de fácil entendimento para utilizarem como fontes de consulta e decidiram desenvolver um site de compartilhamento de materiais outros estudantes. Este é momento de inicial de implantação do site e por isso os resultados de acesso, por exemplo, ainda são precoces, até o momento desta apresentação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Dayse Pereira Barbosa et al. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1352>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC