APRENDIZAGEM BASEADA NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DE SCRATCH E O ENSINO MAKER

  • Sandra Muniz Bozolan
  • Hermes Renato Hildebrand

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem e os principais fundamentos de programação tem se demonstrado difícil para alunos e professores de forma que é imprescindível desenvolver pesquisas para sua melhoria. Percebe-se cada vez mais que o aprendizado da programação é um grande desafio para os alunos em diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, essa proposta buscou mostrar como o pensamento computacional aliado a uma ferramenta de software pode auxiliar no processo de aprendizagem aos alunos do 5º ano do fundamental I, que tiveram atividades envolvendo o raciocínio matemático e o computacional. Neste sentido, métodos que facilitem está aprendizagem no ensino fundamental podem ser utilizadas de forma eficiente. O presente trabalho propôs três cenários  que são exemplos de processos de aprendizagem. E os resultados obtidos neste estudo de caso comprovam a eficácia do método aplicado.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BOZOLAN, Sandra Muniz; HILDEBRAND, Hermes Renato. APRENDIZAGEM BASEADA NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DE SCRATCH E O ENSINO MAKER. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1353>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC